Eram tempos de escassez em que os alunos podem ter tingido a mesma faixa para cores cada vez mais escuras em vez de comprar uma nova. O muay thai, assim como o boxe comum, não possui um sistema de graduação; os lutadores são classificados apenas por seu registro competitivo. Tendo isso tudo em mente, a cor desta graduação nos indica que devemos encontrar novos caminhos e elevar nossa intuição espiritual. Faixa Amarela: Mostra que temos um iniciante que acabou de entrar no Karatê e com o passar do tempo irá aprimorando suas habilidades. Assim como essa cor, essa graduação lhe traz a alegria, a vida, o calor, a força, a glória, o poder mental e representa o descobrimento. Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima.
O excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Ainda lhes falta amadurecer mais e delineá-los melhor. Em seguida vem a faixa amarela, que simboliza o renascimento do membro na própria arte, o que exige que ele desenvolva um discernimento especial para que possa continuar trilhando este caminho que escolheu. As faixas do Caratê simbolizam a evolução do praticante dentro da arte Foto: Divulgação As faixas do caratê prosseguem com a laranja, que é a mistura das cores dos dois graus anteriores e a fixação deste aprendizado, a verde que representa o equilíbrio do guerreiro em seus sentidos e a faixa roxa, que é a cor do discipulado, isto é, da humildade e ao mesmo tempo sabedoria. Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino diário, agilidade, adaptabilidade, estimulação, atração e plenitude. Ter esta faixa acaba deixando a pessoa com mais energia física, mostrando que devemos ter força de vontade para não desistir de seus ideais.
Os praticantes permaneciam muito tempo nessas graduações. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Os golpes do Caratê variam desde técnicas contundentes aplicadas com o pés e pernas como também entre socos aplicados em trajetórias diretas ou indiretas, inclusive com golpes elaborados até mesmo com os dedos. O kickboxing competitivo não usa necessariamente um sistema de graduação. Você acaba de escolher fazer uma coisa muito especial em sua vida.
É o fim e o começo de um novo ciclo de conhecimento, sendo o mais alto grau a ser alcançado. O Caratê, ou também Karatê, é uma arte marcial que começou no Japão e possui influências chinesas, reunindo uma série de movimentos de guerra com outros presentes em diversas modalidades de lutas. O branco mostra que o seu portador ainda é ingenuo e deve procurar manter a mente limpa para que assim tenha potencial para subir de faixa através de um treino árduo. Progredir de uma faixa branca para uma faixa preta pode levar muito tempo. O método usado na graduação de faixas são o Kyu classe e Dan grau , que foi criado por Jigoro Kano, o fundador do Judô. Sendo a cor do sangue, o vermelho também está relacionado à vida e à força de uma energia vital máxima. Observe que ele é o oposto do sistema kyu, que vai do nível mais alto ao mais baixo.
Representa também uma poluição que deve sempre ser limpa, através da prática fiel aos princípios do Budô. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Pode ser comparada ao sol nascente, já que quando se ganha faixa amarela significa que os conhecimentos da pessoa estão aflorando. É uma cor de uma energia muito forte e o praticante deve ter o cuidado e a persistência para não se deixar ser vencido por ela e desistir do caminho. Também é uma cor Yang. O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza.
As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor. A cor laranja mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer. A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos. Por outro lado, absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. A famosa faixa preta é a maior conquista do aluno. Funakoshi, mais o filho dele propriamente dito incentivou o uso das graduações. A cor marrom gera organização e constância, especialmente nas responsabilidades do cotidiano.
A cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Peça detalhes aos artistas marciais. Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam as regras convencionais ou são regidos por outras normas sociais, como é o caso dos padres ou dos guerreiros que seguem o Budô. Em geral, os alunos passam o primeiro ano de treino avançando para faixas cada vez mais escuras. Observa-se que na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência, mostrando assim o estado mental de quem atingiu essa graduação. Ao observar atualmente as cores das faixas do Karatê, nota-se que elas vão escurecendo com os anos de prática e dedicação até chegar a faixa preta. Lembre-se também de que cada escola tem os próprios requisitos e padrões para o avanço na classificação.
Um aluno considerado do 7° kyu em um dojo pode na verdade ter estudado por mais tempo do que um aluno do 5° kyu de outro dojo. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. É necessários cerca de 4 meses para avançar entre as graduações nesta escola. A Faixa Laranja Daidaiiro obi — 4º Kyu Yon Kyu : Esta cor é a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento dos graus anteriores deve estar contido nesta graduação e trazendo as qualidades dessas duas cores. Quais são as faixas do Caratê A jornada do praticante do Caratê começa na faixa branca que, segundo a filosofia da arte marcial, reflete a ingenuidade e a pureza do guerreiro. Como foi destacado pelo website Fightscope, um kickboxeador pode continuar seu treinamento com as faixas pretas finais, o 1°, 2° e 3° níveis dan. Passe para faixas cada vez mais escuras.
Outra história engraçada diz que as faixas nunca eram lavadas e, com o tempo, ficavam pretas por causa da sujeira. Esse é o sinal do iniciante sem treino, a cor representa inocência e, portanto, ausência de perigo. Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade. Para os interessados, já existem muitos filmes que falam sobre Caratê, inclusive o clássico , no qual o jovem recebe lições para sua vida sobre como se tornar um lutador desta arte marcial. Se você estiver treinando em uma escola que usa o sistema de graduação de faixas, o seu objetivo final será obter uma faixa preta. Também significa a etapa da juventude, estando relacionado a este estado emocional, mostrando assim, que os conhecimentos ainda não se encontram bem claros ou maduros para os praticantes. A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento.
Representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. As faixas representam a graduação e hierarquia dentro do Karatê. Faixa Roxa: Significa santidade e humildade, geralmente usada por sacerdotes católicos. É neste ponto que se espera uma grande evolução do Karateka. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai. Agora ele deve procurar desinibir-se para desenvolver seu brilho, mas também diminuir a ansiedade e as preocupações, construindo sua confiança, energia e inteligência na solução dos problemas que surgirão.